Brasil e Guiana Francesa
O Instituto Internacional de Comunicação e Desenvolvimento da Amazônia- ICDAM e parceiros, realizou no último dia 29, o PREMIUM INTERNACIONAL COP 30 Brasil e Guiana Francesa, no Cine Teatro Silvio Romero, em Santana/AP, um reconhecimento às pessoas que contribuem para a sustentabilidade e preservação ambiental no Estado do Amapá.
A Ultra H2O, empresa presenta na Amazônia brasileira a quase três décadas, desenvolvendo tecnologias de tratamento de água com energia sustentável, também presente em outras regiões brasileiras, chega ao Amapá na vanguarda transformando água bruta, barrenta, salinizada em água potável, para o Arquipélago do Bailique.
O Sistema implantado na comunidade de Campos do Jordão em 2024, através do projeto “Sistema comunitário de potabilidade de água doce, com energia fotovoltaica, (SRPAD)”, do Instituto Vontade, Ação e Saúde (IVAS) em parceria com a Companhia de Água e Esgoto do Amapá (CAESA), atende outras seis comunidades do entorno e já mostra resultados positivos expressivos, a tecnologia utilizada encontra-se em processo de implantação em dezenas de outras comunidades bailiquaras.
O arquipélago localizado cerca de 180 km da capital amapaense, Macapá, vem ao longo dos tempos sofrendo de forma acelerada a escassez de água para consumo humano, principalmente, devido o fenômeno das “terras caídas” que açoreiam rios e impulsiona a entrada da água do oceano Atlântico, uma região repleta de belezas naturais, mas com povo que agonizava pela falta de água potável.
A Ultra H2O, vem se destacando como referencia global. Em 2025 a empresa adotou a robótica e a inteligência artificial para otimizar suas soluções que beneficiam a sociedade, não apenas amazônica, mas mundial.
A Ultra H2O continua liderando com soluções sustentáveis e de alta tecnologia, contribuindo para um futuro mais seguro e sustentável no acesso a água de qualidade para melhoria e manutenção da vida, com segurança das populações em volta do planeta.
João Vitor Rocha, executivo e Marly Tavares, socióloga, receberam a premiação em nome da Ultra H2O que tem representante legal, CEO Rodrigo Borges.